top of page

A intuição ainda serve na sociedade de hoje?

  • Foto do escritor: Bismarc Silva
    Bismarc Silva
  • 21 de nov. de 2023
  • 4 min de leitura

Atualizado: 20 de fev. de 2024

Você já ouviu alguém dizer algo como: 'A sociedade não aceita isso' ou 'O que a sociedade vai dizer?' ou 'Você tem que contribuir para a sociedade'?


O que é a sociedade?


Em suma, a sociedade é um grupo de pessoas que se relacionam para satisfazer as necessidades umas das outras. Mesmo entre os sociólogos - logo afirmo que não sou sociólogo - existe divergências quanto ao que deve ou não deve ser incluído na definição de sociedade. Porém, em linhas gerais, podemos entender que há duas condições essenciais para o funcionamento de uma sociedade:


(i) Trabalho para converter recursos naturais ou outros recursos derivados em serviços e produtos úteis para as pessoas (alimentos, ferramentas, abrigo, armas, roupas, meios de transporte, medicamentos, arte...).


(ii) Um sistema de símbolos, leis e mitos para inspirar, rastrear e controlar as relações entre as pessoas e os recursos materiais (linguagem verbal, ritualística e matemática).


Bom, não quero discutir as nuances sobre essas questões, até por que vai além do objetivo dessa carta. A questão principal é desmitificar a ideia de "sociedade". Aquela entidade que diz o que as pessoas devem e não devem fazer.


Para a maioria das pessoas, essa entidade é apenas uma voz na cabeça lhe dizendo que você não deveria fazer coisas por causa do julgamento dos outros. Isso faz sentido visto que, no passado, o ostracismo social era a mesma coisa que morrer.


Essa necessidade sempre existirá. Precisamos de outras pessoas para viver e, para ser sincero, para existir.


O tempo (sim, você acha que o calendário e relógio são o que?), dinheiro e regras constituem o sistema (instituições sociais) que ajuda a organizar esta energia. A questão aqui é: onde você se enquadra nesse sistema? Você não pode sair do sistema.


Não importa o quão inteligente você pense que é, precisamos de um sistema para nos orientar no mundo. É isso que nos torna, humanos, diferentes dos outros animais.


Estamos completamente desorientados no mundo, por isso confiamos neste sistema para nos dizer o que fazer para sobreviver. No entanto, há um problema. O sistema nos traz medo. Medo de que tudo desmorone. E isso vai desmoronar algum dia.


Não há nada de novo sob o Sol. Não podemos nos livrar completamente da informação. A sociedade e a própria vida são feitas de informação. A informação orienta suas decisões. Em quem devo confiar?


“Pois eu vos digo que, se a vossa justiça não superar a dos mestres da lei, certamente não entrareis no reino dos céus”

Mateus 5:20.


Cada um de nós tem uma bússola. Está conosco desde o início do Universo. O caminho certo onde todo o resto se encaixa. Sua intuição.


A informação que obtemos de livros, meios de comunicação, professores e pais, você não tem muito a ver com sua intuição. Sua intuição não poderá ser acessada enquanto você entregar sua autoridade para outrem. Você tem que se livrar de informações ruins.


Informação é como comida. Existe comida boa e comida ruim. Existem informações boas e informações ruins. Alimente seu corpo com boa comida e seu corpo se sentirá bem. Alimente sua mente com boas informações e sua mente se sentirá bem.


Boa informação. Quem vai decidir o que é uma boa informação? Você decide. Como você se sente é a sua bússola. Esteja ciente de como você se sente.


Uma bússola é útil, pois mostra onde fica o Norte. Com base no Norte, podemos deduzir onde estão os outros pontos cardeais.


A intuição é a mesma coisa. A intuição só entra em ação quando você tem um objetivo, uma visão, um desejo. Um ponto específico onde você deseja chegar.


Esta visão vem até nós do silêncio. Como você se sente quando pensa no que deseja?


Depois de ter uma visão, apenas ceda completamente a esse sentimento e deixe as coisas acontecerem. Siga seus palpites e esteja ciente de como você se sente. Se o que você faz estiver alinhado com sua visão, você saberá imediatamente.


Sem julgamento, aceitação total ​ Basta seguir sua intuição. ​


O que você precisa entender é que a lógica e a razão se baseiam em experiências passadas. Usamos a lógica para nos ajudar a decidir com base em experiências passadas, suas e de outras pessoas.


Sua intuição é sua única amiga verdadeira. É a sua visão, seu eu superior chamando você.


Sempre quis ser um falante de inglês. Não só pela minha profissão, porque a ciência é em inglês, mas também porque tive uma visão. Eu me vi escrevendo e ensinando em inglês. Esse era o meu eu superior.


No começo, tentei o caminho do poder. Estudando várias horas por dia, memorizando regras gramaticais e me forçando a aprender inglês. Parece que funciona apenas por pouco tempo porque você não consegue continuar fazendo algo que não gosta.


Assim que parei de tentar, as respostas vieram até mim. Desenvolvi meu próprio sistema com base em meus próprios interesses. Eu amei tudo. Mesmo quando tive que sair pelo mundo e me expor aos falantes de inglês, não tive medo de cometer erros ou passar vergonha. ​


Tudo aconteceu de forma natural e automática. Não apenas o idioma, mas qualquer habilidade que você desejar, mas os idiomas têm essa qualidade inata. Vai além de sua utilidade e valor como habilidade.


Você cria uma nova personalidade ou adquire uma nova alma, o qual vem com muitas outras habilidades, como code-switching, escuta ativa, diminuição do julgamento, melhor atenção, autoconsciência e habilidades aprimoradas de comunicação em sua língua nativa. Tudo isso sem sofrimento desnecessário.

 

De um lugar de amor.

 

Como fazem as crianças.

 

Apenas confie na sua intuição

 
 
 

コメント


© Todos os direitos reservados.

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page