Qual o significado da vida?
- Bismarc Silva
- 12 de dez. de 2023
- 4 min de leitura
Atualizado: 30 de nov. de 2024
“No princípio havia o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus”.
João 1:1.
Porque eu, um cientista, estou usando uma citação bíblica? Talvez para mostrar que esses conhecimentos que aqui compartilho já são conhecidos há milhares de anos.
Eu admito que tenho o maior respeito por textos antigos. Afinal, quem você acha que escreveu a literatura antiga? Sim, acadêmicos. Pessoas que dominaram, criaram e avançaram as primeiras línguas. Eles não devem apenas ser respeitados, mas apreciados. A citação acima é muito mais profunda do que parece. Diz apenas que “tudo começa com a criação de significado”.
Na verdade, a citação pode ser reescrita como:
"No princípio havia o Significado, e o Significado estava com Deus, e o Significado era Deus."
Palavras sem significado são apenas ruídos. Por várias vezes eu estive numa mesa com estrangeiros e eles falavam, falavam e falavam... e eu não entendia nada do que eles queriam dizer. Eu só sentia a emoção nas palavras deles. Sem compreender o significado do que eles estão dizendo, eu permanecia um forasteiro. Alguém que não pertence. Ouvia os sons, mas não entendia o significado.
Esse é o objetivo da aquisição de línguas. Aprendemos os significados para que possamos criar relacionamentos significativos e compartilhar ideias significativas com as pessoas.
Na ciência, o conceito de significado é deixado de lado. Isso é coisa da filosofia. De fato, existe, como quase tudo na filosofia, um monte de debate e teorias a respeito do conceito “significado”. Explicar como isso funciona é puro entretenimento intelectual (não é isso a filosofia acadêmica?), mas aqui, queremos algo prático. Algo que nos ajude a construir um melhor entendimento de nossas vidas. Trazer significado para nossas vidas. Uma filosofia de vida.
Um dos objetivos da filosofia de vida é devolver sua autoridade em relação à interpretação dos fatos. Podemos nos reconhecer como criaturas criadoras de significado. Sem significado, haveria apenas caos.
Você tem total responsabilidade sobre como reage aos acontecimentos da vida. É difícil, eu sei, e podemos dar muitos exemplos de como somos vítimas de fatalidades. Mas no final, você ainda tem o poder de interpretá-los da maneira que quiser. Você pode assumir a responsabilidade, culpar os outros, ou dizer que foi o destino. Você pode imaginar que isso é uma lição ou uma maldição. Você pode interpretar que esse acontecimento te levará a um maior entendimento ou vai te levar ainda mais para o fundo do poço. Você pode imaginar o que quiser.
A nossa conversa interior cria o mundo. O mundo foi criado pelo significado. É por isso que aprender a dominar a palavra é a tarefa mais importante que existe. Isso mesmo: a tarefa mais importante, pois todo o resto depende disso.
Aprender outro idioma é uma maneira de tomar consciência de sua conversa interior. É aprender como controlar seus pensamentos e, portanto, como você interpreta o mundo. Ao fazer isso, você pode remodelar sua realidade porque o mundo está dentro de sua mente.
A mente e a fala são os presentes dos deuses. Ao controlar sua mente e fala, você pode adquirir o que quiser. Para o bem ou para o mal. Saber disso lhe dá muita responsabilidade, o que deixa a maioria das pessoas com medo. É por isso que temos textos antigos e livros com a experiência de milhares de pessoas que se aventuraram a usar esse poder.
Voltarei à Bíblia e citarei aquele que foi considerado o Filho de Deus: Jesus Cristo. Jesus nos deu apenas dois mandamentos para que possamos nos guiar na vida.
Primeiro mandamento
Ame a Deus acima de todas as coisas.
Quem é o Deus que devo amar? O deus de qual religião? Não existe vários deuses?
Vamos, por um momento, esquecer algo externo. Vamos imaginar que Deus seja tudo. A própria existência. Imagine uma pintura. É possível criar uma pintura sem um quadro, a tela de um computador ou alguma coisa na qual criamos a pintura? Deus é o quadro e nossa mente é o pincel. Partindo-se dessa ideia, amar a Deus é amar o que acontece. Amar a existência. O que você é, o que você faz e o que você tem. Seja grato. Em termos mais seculares, se você se envolver no momento presente, você amará a Deus.
Você está dando sentido à sua vida.
Segundo mandamento
O segundo mandamento é muito semelhante ao primeiro. Ame o seu próximo como a ti mesmo. Se Deus é tudo, então quando amamos o outro, estamos na verdade amando a Deus e amando a nós mesmos. Portanto, o segundo mandamento apenas complementa o primeiro. Se você fizer o bem, isso beneficiará outras pessoas. Eis a importância do trabalho. Seu trabalho sempre beneficiará alguém de forma direta ou indireta.
Então, qual é o sentido da vida?
Agora, usarei uma terminologia diferente.
O sentido da vida é envolver-se no momento presente e concentrar toda a sua atenção em uma tarefa, elevando assim a sua consciência em relação a possibilidades não conhecidas anteriormente.
A menos que você se torne uma criança, você não entrará no Reino de Deus.
As crianças estão sempre envolvidas no que estão fazendo. Eles estão no paraíso até que nós, adultos, as ensinemos que não estão.

Ser um servidor melhor consiste em adquirir competências valiosas. Adquirir um idioma é uma dessas habilidades. Você não pode servir aos outros sem compreender as necessidades das outras pessoas. E você entende as necessidades das outras pessoas ao compreender as suas próprias necessidades.
Veja, não se trata do que você deve ou não fazer. No final, cada pessoa segue seu próprio caminho. No entanto, se você está lendo isso, é provável que seja como eu. Você adora atividades intelectuais e deseja servir aos outros enquanto aprende e aproveita a vida. Assim, cada dia tem seu próprio significado.
Comentários